quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

estudos biblícos o fim do mundo ou renovação da terra












Pastor Agnaldo de Freitas
Estudos bíblicos O fim do mundo ou a renovação da terra

Texto para a leitura evangelho de são Mateus cp. 24 v 1ao14. Usando a bíblia de estudo shedd versão atualizada.

Introdução: vamos estudar um assunto que já mais foi tão assustador como este o fim do mundo, bem o que a bíblia diz sobre isto vejamos alguns textos bíblicos sobre o assunto

Primeiro: a palavra mundo no original, isto é, no grego é cósmos que compreende todo o universo total e absoluto, e todo o universo corresponde à universalidade, e não somente a terra vivente o planeta terra.

Biblicamente falando temos algumas divisões entre a terra e o céu o universo cosmos, até o céu de Deus propriamente dito. No antigo testamento temos o relato de gênesis cp 1v1. Também temos o profeta Neemias dizendo que o senhor criou o céu dos céus cp. 9 v 6 logo entende se que , a mais de um céu. Vejamos então o primeiro céu o céu de Deus, é o lugar a onde o senhor abita e onde está o seu trono, e todos os seus anjos o adoram Apocalipse cp. 19 v 4 também cp. 4 v 1ao7. O profeta micaias também viu o senhor e seu trono 1 livro de reis cp. 22 v 19.

O anjo lúcifer também quis este lugar para si livro de Isaías cp. 14 v 13e14.

A bíblia diz que a terra e o primeiro céu passaram, ou seja, eles não estão no julgamento Apocalipse cp19 e v 11 depois apocalipse cp. 20 v11.

Segundo: vejamos agora algumas passagens bíblicas que mostra o segundo céu ou o céu cosmos o lugar dos planetas celestiais e estrelaticos. Livro de Jó cp. 38 v 6 e 7 e 31 e 32 também gênesis cp. 1 v 14 ao18. Agora sobre o julgamento do senhor sobre a terra vemos as pedras de saraiva que corresponde cerca de um talento mais ou menos de 40 a 60 quilos Jó cp. 38 v 22 e 23 foi usada na destruição de Sodoma e gomorra ver Genesis cp.19 v 24 o que são saraivas pedras ou fragmentos de meteoritos cósmicos cheias de fogo, são pedras incandescentes, que serão jogados sobre a terra no final da grande tribulação apocalipse cp.16 v 21.

Terceiro: vejamos agora o terceiro céu que chamamos de atmosfera terrena, a nossa camada de ozônio é o nosso ar que respiramos a onde temos as nuvens o oxigênio gás carbônico os relâmpagos trovões etc. é também habitação e potestade de satanás livro de efésios cp. 2 v 2 também jó cp. 2 v 2 portanto é a terra o planeta criado para os seres vivos. Veja que este é o lugar em que abita todos os seres vivos criados por Deus, mas convêm que saibamos destas verdades que o livro de gênesis é o livro que relata a criação de Deus e também a renovação da terra, observem bem gênesis cp1 v 1 entre a terra criada, e caótica e vazia, isto é, sem forma e vazia quanto tempo desta forma não sabemos poderá ter ocorrido o tempo dos dinossauros nesta época ? Não sabemos só sabemos que não tem relato bíblico para estes gigantescos animais. Então vejamos agora que a terra é o lugar de toda criatura de Deus, todo ser vivo foi posto aqui, foi aqui que o senhor fez o glorioso jardim do édem mineral, e colocou sua criatura física digo física porque os anjos de Deus criado foram criados seres celestiais e espirituais podendo se materializar, isto é, transcender eles tanto podem se materializar para o lado físico para se comunicar com os homens livro de juízes cp. 6 v 11 e 12 como também o espiritual 2 livro de reis cp. 6 v 17. Vejamos com muito cuidado sobre o primeiro estado desta terra antes de ser caótica e vazia isto é ficar em escuridão e caus., pois foi neste período que o senhor criou o édem mineral em seu primeiro estado.

Vamos ler atentamente a passagem bíblica e fazermos algumas comparações livro de Ezequiel cp. 28 v 11ao 17.

O texto em foco é uma mensagem de juízo ao rei de tiro que foi uma grande potencia mercantilista no passado por sua rota comercial que é o, pais do oriente médio o Líbano.

Em meio esta mensagem de juízo o senhor revela o episodio do assunto sobre o anjo lúcifer e o jardim do édem mineral, a onde este querubim foi colocado para guardar. 1°- o anjo é o aferidor da medida que no original é selo autenticidade Ezequiel cp. 28 v 12.

2°- o anjo esta em um paraíso mineral precioso que foi criado como lugar especial e ali pode louvar o criador com sua adoração por isto as obras de musicas Ezequiel cp. 28 v 13.

4°- um anjo que foi ungido para proteger, ou seja, um guardião de primeiro escalão como o arcanjo Miguel o poderoso general de Deus Ezequiel cp. 28 v 14.

5°- um ser criado em perfeição e sem pecado e sem iniqüidade Ezequiel cp. 28 v 15.

Vejamos algumas considerações antes de narrarmos sua queda, Por ser uma obra prima das criações de Deus tem o selo de ser único, e autenticidade no singular que é a mais perfeita das criações, que não foi criado em pecado e nem para pecar mesmo tendo o livre arbítrio, e com esta liberdade de escolha. Mesmo sendo o aferidor da medida e perfeição não quer dizer que ele esta acima dos outros anjos criados, e também não foi uma espécie de cobaia para os outros anjos como muitos pensão. Pois todos os anjos foram criados em igualdade espiritual, ainda que tenham graus diferenciados, na escala de servir que podem ser guardiões ou mensageiros das mensagens celestiais, ou só adorar e louvar.

Este querubim foi colocado aqui no jardim do édem mineral para guardar este lugar que não é o céu de Deus como muito pensão ser, e também o senhor queria ver sua liberdade de escolha caso sua escolha fosse outra.

1- Porque vejamos, foi colocado como guarda deste lugar, eis a minha pergunta você colocaria um guarda para guardar sua casa se não houvesse ladrão?

2- Como uma criatura perfeita e sem pecado pecaria, sem ser influenciado a pecar, a não ser que houvesse uma força espiritual que mostrasse a ele que ele poderia ser igual a Deus, e não necessitaria mais de servilo será que poderia existir uma força espiritual ali?

Observem bem atentamente que a iniqüidade aparece, veja o sinônimo achou veio aparecer, depois foi encontrado porque só depois que este guarda foi posto sozinho na terra mineral é que aparece a iniqüidade veja o espaço de tempo entre a sua criação e estar no paraíso terrestre mineral Ezequiel cp.28 v 15.

Vejamos agora a sua queda.

1°- com o aparecimento da iniqüidade e pecado no interior do anjo sua personalidade muda ele passa a ser um ser violento e perigoso Ezequiel cp.28 v 15 e que não pode mais viver ali naquele lugar, pois futuramente vai ser o jardim do édem vegetal e habitação humana de adão e Eva ver livro de Genesis cp. 2 v 8.

2°- com sua iniqüidade agora ele começa a pecar os pecados espirituais variados como o orgulho espiritual e jactância e tem os olhos abertos e se acha o ser mais importante e soberano que existe Ezequiel cp.28 v 15.

3°- o querubim já se achando onipotente quer subir a habitação celestial de Deus e não mais viver na terra, pois esta não tinha ninguém, a não ser ele mesmo e aspira o trono no céu ver Isaías cp. 14 v 13 e 14.

4°- o querubim voa para as mansões celestiais e habitação de Deus e antes de consumar seu plano Maliguino, ele se encontra com os principado e potestade do bem os guardiões celestiais que ele acaba influenciando, uma terça parte deles, para rebelar-se mostrando que eles têm os seus livres arbítrios para fazer o que quiserem e não necessita servir o seu criador, entretanto as outras partes se mantiveram fiéis a Deus apocalipse cp.12 v 4.

5°- o querubim já nas regiões celestiais e com sua terça parte de anjos rebelados recebem a punição de Deus que os lança por terra e são aprisionados no poço do abismo lugar de escuridão e trevas Isaias cp. 14 v 15.

6°- uma parte destes anjos se tornou tão furiosos que não poderão ficar solto tiveram que ser aprisionado no poço do abismo junto com seu chefe lúcifer o arcanjo das trevas, pois se ficassem soltos destruiria a humanidade que o senhor criara depois 2 carta de Pedro cp. 2 v 4 ver livro de Judas v 6 apocalipse cp. 9 v 2 a 11.

7°- nem todos os anjos ficaram presos no poço do abismo, mais ficaram soltos e juntamente com satanás, se transformaram nas potestades do ar e entidades espirituais da maldade em lugares celestiais, livro de efésios cp. 2 v 2 ver efésios cp. 6 v 12.

Aqui fica a nossa pergunta se o anjo lúcifer esta preso, pois se transformou em um arcanjo das trevas e chefe destes anjos que também estão presos juntos e que serão solto só no período da grande tribulação apocalipse cp. 9 v 11 então quem é o satanás que está solto? Bem depois que o senhor prendeu lúcifer e os guardiões perversos os anjos demônios furiosos ele desliga as alavancas do tempo e a terra se torna caótica e vazia quanta tempo durou não sabemos poderá ter ocorrido milhões de anos.

Bem agora quando o senhor começa a renovar a terra, o Espírito de Deus torna a terra vegetal e habitável Genesis cp. 1 v 2 ao 31 e a terra tornou se habitável e o povo se multiplicou, e ela estará, até que este dia aqui que Jesus disse que chegaria o seu fim, pois ela a terra aguarda este dia gemendo, livro de romanos cp. 8 v 19 a 22. Aqui o homem criou o que existe alem da natureza até os dias de hoje, inclusive as bombas atômicas e todo o arsenal nuclear, portanto é esta terra que sofrera o seu fim e renovação depois do ultimo julgamento final vejamos o que a bíblia diz Isaías cp. 65 v 17 Isaías cp. 66 v 22 2 carta de Pedro cp. 3 v 7 e v 13 também apocalipse cp. 21 v 1 e v5.

Que este Estudo Le acrescente a sua fé em Jesus cristo o salvador.

3 comentários:

  1. Ola Agnaldo!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz!
    Vim conhecer seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
    Já estou seguindo.
    Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
    Lá eu exponho da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
    Fique na paz e um 2010 abençoado para você e toda sua família.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom estudos detalhados sobre a palavra de Deus. São esclarecedores.

    Gostaria de agradecer-lhe por sua presença em meu blog. Seja bem vindo em nome de Jesus!

    http://twitter.com/aescrituraviva

    ResponderExcluir