quinta-feira, 25 de março de 2010

estudos bíblicos do evangelho de são Mateus capitulo 24








Pastor Agnaldo de Freitas

Estudos bíblicos

O sermão escatológico e os sinais da grande tribulação e a parousia de cristo a Israel

Estudos da bíblia Almeida corrigida

Introdução: neste comentário vamos estudar os sinais da segunda volta de cristo e as respostas que o mesmo Jesus deu aos seus discípulos judeus.

Evangelho de Mateus capitulo 24

Primeiro para entendermos a parousia que siguinifica segunda volta de Jesus em glória e os sinais da grande tribulação precisamos estudar o texto bíblico com muito cuidado exegético, pois o sermão é escatológico ou futurista, muitos estudiosos e teólogos colocam o sermão escatológico como sinais para o arrebatamento da igreja, pois os capitulo de Mateus 24 é um texto que se refere ao povo judeu e sua passagem pela grande tribulação como veremos adiante, pois quando isto acontecer à igreja já foi arrebatada ela não vai passar pela grande tribulação como muitos acreditam.

Vejamos o que diz o texto de Mateus 24 verso primeiro, e quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhes mostrar a estrutura do templo.

Jesus porem, lhes disse não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficara pedra sobre pedra que não seja derribada.

Os discípulos de Jesus vão para o monte das oliveiras e La vai perguntar em particular a Jesus notem a natureza da pergunta dize-nos quando serão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.

Aqui começa nossa exegese do sermão veja que Jesus responde aos seus seguidores patrícios judeus a respeito do que eles perguntarão sobre o futuro deles e também dos sinais da sua volta e do fim do mundo estudaremos a respeito do fim do mundo em outra apostila de estudo vamos nos concentrar na resposta de Jesus e todo o sermão escatológico.

Primeiro vejamos que Jesus esta respondendo a pergunta e dando em todo capitulo 24 o sentido dos sinais da grande tribulação que Israel vai passar no futuro, veja que no capitulo 25 de Mateus Jesus da o parecer do reino vindouro e o fim dos tempos vejamos agora os sinais dado por Jesus a Israel.

1- Mateus cp24 v 2 destruição do templo aconteceu no ano 70 depois de cristo com o general romano Tito.

2- Mateus cp. 24 v 4 e 5 aparecimento do engano surgimento de falsos cristos e falsos profeta já temos espíritos destes falsários como diz o apostolo primeira carta de João cp. 2 v 18, mas o do texto refere-se ao falso cristo da grande tribulação segunda carta aos Tessalonicenses cp. 2 v 3 a 9, ou seja, a besta do capitulo 13 do apocalipse. E o falso profeta do anticristo apocalipse cp. 13 v11ao 18.

3- Mateus cp. 24 v 6 a 8 sinais de rumores de guerra ou seja ameaças e guerras verbais isto temos desde o inicio do mundo mas aqui a da grande tribulação é diferente porque será uma guerra de reinos contra reinos uma guerra universal e diabólica que terá o anticristo como líder apocalipse cp. 6 v 1 a 8 possivelmente os judeus serão dizimados Zacarias cp. 14 v 2 a terça parte da terra destruída Mateus cp. 24 v 29 também apocalipse cp. 7 v 2 e 3 depois capitulo 9 v 13 a 15.

4- A nação de Israel será odiada pelas nações Zacarias cp. 12 v 2 e 3 também Zacarias cp. 14 v 2 será perseguida e cassada por ira do diabo através dos exercito do anticristo apocalipse cp. 12 v 13 a 17.

5- Mateus cp. 24 v 10 a 13 brigas entre a nação e o amor sendo abalados e esfriados os falsos pregadores e mestres se infiltrando no meio destas discórdias Jesus diz aqui que aquele que perseverar até o fim da grande tribulação será salvo.

6- Mateus cp. 24 v 8 este versículo entra aqui por ordem cronológica pois esta como um anacronismo sem ordem cronológica no meio do texto junto com o verso 14 que vão encerando o primeiro período da grande tribulação que é de 1.260 dias ou Três anos e meio ou 42 meses como apocalipse cp. 11 v 2e3 também cp. 12 v 7 e v 14 notem que o período todo é de sete anos que em Daniel aparece como a ultima das setenta semanas cp. 9 v24 a 27 mais aqui eles foram abreviados em tempos e divididos ver Mateus cp.24v 21e22.

7- Mateus cp. 24v15 cronologicamente falando se refere à segunda metade da grande tribulação, ou seja, os últimos três anos e meio aqui o povo judeu vai depois de haver feito um pacto Daniel cp. 7 v 25 e Daniel cp. 9 v 26e27 vejam que o povo do príncipe que a de vir destruirá a cidade e o santuário alguns acha que a passagem esta falando da destruição do templo com Tito no ano 70 da era cristã, mas notem que o príncipe aqui aparece na ultima das setenta semana isto é nos sete anos da grande tribulação com o líder mundial que se apresentara como o messias que quererá implantar falsa paz mundial apocalipse cp. 6 v 2 pois sai para vencer mas não vence o arco representa domínio o branco paz , mas será o anticristo que governara o mundo através das dez nações Daniel cp. 7 v 23 a25 também apocalipse cp.13v1e2 ver apocalipse cp. 17 v 12e13 vários estudiosos da bíblia entende que o texto nestes dias será uma desolação em forma de profanação religiosa judaica como a idolatria de apocalipse cp. 13 v 14e15 apocalipse cp. 19 v 20 note o que o apostolo Paulo fala em 2 tessalonicense cp. 2 v 4 aqui ele se assentara no trono de Deus querendo ser Deus templo de Deus aqui é o templo milenial que o profeta Ezequiel escreveu no cp. 40 e 41 do seu livro a descrição ali do templo é diferente dos templos que a nação judaica teve no passado o que agora eles tem são os restos dos muros que são chamados muro das lamentações outrossim cabe nos saber que se o templo vai ser profanado com idolatrias e cultos pagãos ele primeiro precisa estar construído e edificado pois a nação de Israel até neste exato momento não tem este templo pois é futurístico.

8- Mateus cp. 24 v 16 a 21 nos mostra que os horrores da grande tribulação aumentam drasticamente.

9- Mateus cp. 24 v 22 já falamos atrás que é a ultima parte dos sete anos da grande tribulação são os últimos três anos e meio aqui aparece os escolhidos eu já vi e ouvi muitos comentarista e pregadores falar que são a igreja o povo escolhido do texto, mas não são porque é óbvio se a igreja é arrebatada antes da grande tribulação, ou seja, destes acontecimentos não se refere como sendo ela a igreja como os escolhidos então quem são eles vejamos o povo que esta passando pela grande tribulação neste texto é o povo judeu que estão sendo massacrado pelo exercito do anticristo como falamos atrás por causa deles os escolhidos que também serão protegidos por Deus Daniel cp. 12 e v 1 selados por Deus apocalipse cp.7 v 1 a 4 para não ser totalmente destruído são o remanescente judeus.

10- Mateus cp. 24 v 24 a 25 vemos que o surgimento do falso profeta destes dias fará muitos milagres miraculosos junto com o falso cristo o anticristo, mas convêm observarmos atentamente que quem faz os milagres diante do povo e dos escolhidos são o falso profeta o primeiro ministro do anticristo a vista de todos com sinais e prodígios diabólicos apocalipse cp. 13 v 11 a 15.

11- Mateus cp. 24 v 27 a 30 agora Jesus vai começar a falar da sua parousia sua volta em gloria depois da grande tribulação vejam com atenção assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra no ocidente assim também será a volta do filho do homem vejam que todos os os povos o verão não confundir com a vinda para o arrebatamento da igreja que será nos ares e oculta aos olhos dos pecadores apocalipse cp. 1 v 7.

12- Mateus cp.24 v 31 a 35 aqui Jesus instrui que os seus escolhidos o povo judeu serão reunidos das partes mais longe da terra e selados porque ao instaurar o milênio eles o povo judeus serão o governo de cristo na terra e por meio deles Jesus estabelece as leis mundiais Isaias cp. 2 v 3 a 5 e Jesus continua mostrando que eles fiquem di olhos nestes acontecimentos pois quando acontecerem ele Jesus estará as portas isto é estará próximo a sua volta.

13- Mateus cp. 24 v 36 a 44 aqui Jesus da o maior conselho a Israel para que fiquem unidos entendam que ele Jesus sabe o dia de voltar aqui como homem Jesus diz não saber dia e hora para voltar, mas agora já ressurreto em forma gloriosa e como divino ele sabe.

14- Mateus cp. 24 v 45 a 51 Jesus conta em formas de ensinos como eles devem ser perseverantes como um servo fiel eles não devem estar desunidos, pois o versículo 48 e 49 dizem que se brigarem isto é em desunião o senhor voltará e selara os perseverantes para o milênio e os briguentos e odiosos para o julgamento das nações que ele mesmo julgara para não entrarem no reino milenial.

Nota de esclarecimento: acabamos de estudar estes capítulos deste livro tão maravilhoso, mas quero que você reflita como principio espiritual para o arrebatamento da igreja com os conselhos de Jesus aqui dado no final do capitulo 24 e começo do capitulo 25 quando Jesus estabelece parâmetros espirituais do reino vindouro e seu julgamento para estabelecer o reino milenial que falaremos em outro estudo um abraço a todos.


2 comentários:

  1. Sou pesquisador da net, Saiba o real significado do RA-TIM-BUM em nosso site

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/forum1.html

    Saiba alguns significado de algumas palavras em nosso blog, aprenda para ensinar

    Algumas palavras populares que amaldiçoam a propria pessoa que fala, veja neste link abaixo em nosso blog:

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/

    Aproveite e Acesse nosso site, com mais conteudo para você

    www.assembleiabelem.br22.com

    ResponderExcluir