quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

a origem de satanás

Estudos sobre satanás
Uma palavra introdutória o as unto a ser estudado é complexo do ponto de vista bíblico por as escrituras não dar todos os relatos do as unto em si mesma, mas precisando muito do estudioso ser flexível em sua Ana leses bíblica não temos muitos que construir dentro da exegese e das hermenêuticas, mas teremos que depender da ajuda do espírito santo e bastantes desgastes na análise se você tiver um ponto de vista diferente e ou não concordar fique tranqüilo a mais de milênios concórdia e dês concórdia vem sendo debatidos do assunto aprecie pastor Agnaldo de Freitas.
Antes de entrarmos no assunto em apreço vamos ver algumas passagens bíblicas sobre satanás
O nome "Satanás" é uma transliteração do hebraico satã, indicando um acusador no sentido legal, um queixoso que tem uma acusação a apresentar. Em Zacarias 3:1 lemos "Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor." Numa palavra, Satanás se opõe a nós, trabalha contra nós, ou "nos persegue", na tentativa de nos derrotar espiritual e moralmente. Jesus chamou-o homicida e mentiroso, em João 8v44. Em Apocalipse 12:9, João retrata Satanás como um grande dragão, uma representação que ressalta sua terrível natureza. Esse mesmo versículo identifica-o como a serpente (uma referência a Gênesis 3) e como o diabo, que é outro nome bíblico comum para ele. Talvez 1 Pedro 5:8 nos diga o que mais precisamos saber a respeito dele: "O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar".

A ênfase bíblica está no que Satanás é em relação conosco (um inimigo). Algumas pessoas, contudo, pensam que certos textos bíblicos vão mais além e nos dizem como Satanás veio a se tornar assim. Examinemos estes textos cuidadosamente.
Em João 8v44. Jesus diz que satanás e um ser um espírito que nunca teve ou ouve verdade nele ao contrario de lúcifer que foi criado pela observem a frase pai da mentira
Vejamos em João cp. 8 v 44 está escrito nele nunca existiu verdade porque nele não a verdade ponto, se não ouve verdade no diabo no caso de lúcifer sim a própria bíblia diz tu eras perfeito em teus caminhos até que se achou iniquidade em ti Ezequiel 28 v 12 a 15 veja o local da tentação de lúcifer,
 Vamos ler atentamente a passagem bíblica e fazermos algumas comparações livro de Ezequiel cp. 28 v 11ao 17.
O texto em foco é uma mensagem de juízo ao rei de tiro que foi uma grande potencia mercantilista no passado por sua rota comercial que é o, pais do oriente médio o Líbano.
Em meio esta mensagem de juízo o senhor revela o episodio do assunto sobre o anjo lúcifer e o jardim do éden mineral, a onde este querubim foi colocado para guardar.                                     1°- o anjo é o aferidor da medida que no original é selo autenticidade Ezequiel cp. 28 v 12.
2°- o anjo esta em um paraíso mineral precioso que foi criado como lugar especial e ali pode louvar o criador com sua adoração por isto as obras de musicas Ezequiel cp. 28 v 13.
4°- um anjo que foi ungido para proteger, ou seja, um guardião de primeiro escalão como o arcanjo Miguel o poderoso general de Deus Ezequiel cp. 28 v 14.
5°- um ser criado em perfeição e sem pecado e sem iniquidade Ezequiel cp. 28 v 15.
Vejamos algumas considerações antes de narrarmos sua queda, Por ser uma obra prima das criações de Deus tem o selo de ser único, e autenticidade no singular que é a mais perfeita das criações, que não foi criado em pecado e nem para pecar mesmo tendo o livre arbítrio, e com esta liberdade de escolha.                                                            Mesmo sendo o aferidor da medida e perfeição não quer dizer que ele esta acima dos outros anjos criados, e também não foi uma espécie de cobaia para os outros anjos como muitos pensão.                                                                   Pois todos os anjos foram criados em igualdade espiritual, ainda que tenham graus diferenciados, na escala de servir que podem ser guardiões ou mensageiros das mensagens celestiais, ou só adorar e louvar.
Este querubim foi colocado aqui no jardim do éden mineral para guardar este lugar que não é o céu de Deus como muito pensão ser, e também o senhor queria ver sua liberdade de escolha caso sua escolha fosse outra notem que ele diz eu subirei aos mais altos céus então esta na terra iz cp 14 v 12 e 13.
1- Porque vejamos, foi colocado como guarda deste lugar, eis a minha pergunta você colocaria um guarda para guardar sua casa se não houvesse ladrão?
2- Como uma criatura perfeita e sem pecado pecaria, sem ser influenciado a pecar, a não ser que houvesse uma força espiritual que mostrasse a ele que ele poderia ser igual a Deus, e não necessitaria mais de serviço será que poderia existir uma força espiritual ali?
Observem bem atentamente que a iniquidade aparece, veja o sinônimo achou veio aparecer, depois foi encontrado porque só depois que este guarda foi posto sozinho na terra mineral é que aparece a iniquidade veja o espaço de tempo entre a sua criação e estar no paraíso terrestre mineral Ezequiel cp.28 v 15.
Vejamos agora a sua queda.
1°- com o aparecimento da iniqüidade e pecado no interior do anjo sua personalidade muda ele passa a ser um ser violento e perigoso Ezequiel cp.28 v 15 e que não pode mais viver ali naquele lugar, pois futuramente vai ser o jardim do éden vegetal e habitação humana de adão e Eva verem livro de Genesis cp. 2 v oito.
2°- com sua iniqüidade agora ele começa a pecar os pecados espirituais variados como o orgulho espiritual e jactância e tem os olhos abertos e se acha o ser mais importante e soberano que existe Ezequiel cp.28 v 15.
3°- o querubim já se achando onipotente quer subir a habitação celestial de Deus e não mais viver na terra, pois esta não tinha ninguém, a não ser ele mesmo e aspira ao trono no céu ver Isaías cp. 14 v 13 e 14.
4°- o querubim voa para as mansões celestiais e habitação de Deus e antes de consumar seu plano Mali guino, ele se encontra com os principado e potestade do bem os guardiões celestiais que ele acaba influenciando, uma terça parte deles, para rebelar-se mostrando que eles têm os seus livres arbítrios para fazer o que quiserem e não necessita servir o seu criador, entretanto as outras partes se mantiveram fiéis a Deus apocalipse cp.12 v 4.
5°- o querubim já nas regiões celestiais e com sua terça parte de anjos rebelados recebem a punição de Deus que os lança por terra e são aprisionados no poço do abismo lugar de escuridão e trevas Isaias cp. 14 v 15.
6°- uma parte destes anjos se tornou tão furiosos que não poderão ficar solto tiveram que ser aprisionado no poço do abismo junto com seu chefe lúcifer o arcanjo das trevas, pois se ficassem soltos destruiria a humanidade que o senhor criara depois 2 carta de Pedro cp. 2 v 4 ver livro de Judas v 6 apocalipse cp. 9 v 2 a 11.
7°- nem todos os anjos ficaram presos no poço do abismo, mais ficaram soltos e juntamente com satanás, se transformaram nas potestades do ar e entidades espirituais da maldade em lugares celestiais, livro de efésios cp. 2 v 2 ver efésios cp. 6 v 12.
Aqui fica a nossa pergunta se o anjo lúcifer esta preso, pois se transformou em um arcanjo das trevas e chefe destes anjos que também estão presos juntos e que serão solto só no período da grande tribulação apocalipse cp. 9 v 11 então quem é o satanás que está solto? Bem depois que o senhor prendeu lúcifer e os guardiões perversos os anjos demônios furiosos ele desliga as alavancas do tempo e a terra se torna caótica e vazia quanta tempo durou não sabemos poderá ter ocorrido milhões de anos e segundo o relato de Jô cp 1 v 7 e também efésios cp 2 v 2 satanás esta solto e não pode ser lúcifer.
Vejamos outro ponto preso os anjos destruidores e também lúcifer no poço do abismo que e o tártaro 2 Pedro cp 2 v 4 também Judas 6 e Isaías cp14 v 15 Lucas 16 v 22ª 25 ainda que em apocalipse João não mencione a frase preso e óbvio que eles juntos e presos estão sairão com a soltura no período da grande tribulação ver apocalipse cp 9 v 1 a 11 para o tormento da humanidade agora leia apocalipse cp 12v 7 a 9 ali esta escrito que satanás o dragão esta solto com seus anjos demônios e eles são jogados pra terra no céu foi proibido de voltarem quando o dragão é lançado na terra ele abre o poço do abismo veja apocalipse cp9 v 1 a 2 e liberta lúcifer e seus gafanhotos para destruírem a terça parte dos homens apocalipse cp 9 v 5 e 6 e v 10 v 15 v 18 outro aspecto a ser considerado quando o senhor criou o jardim do éden e todos os frutos colocou no meio do jardim duas arvores uma a da vida que representa o bem e a outra a do conhecimento do bem e do mal gêneses cp 2 v 9 e 16 e 17  c p 3 v 3 notem que a arvore do conhecimento e uma espécie de revelar o mal então o senhor ao fazer a proibição não queria que o homem tivesse conhecimento do mal ou satanás por isto proibiu através deste símbolo que poderia revelar a satanás a palavra mal refere se a ele, com cuidado percebemos que de alguma forma ele o mal esta camuflado sem ser visto pelo homem no éden posterior se revela a Eva quando satanás engana Eva ele induz Eva a conhecer o mal na verdade incitando ela a ter conhecimento do que ela não conhecia e que estava proibido por deus e ele diz que se ela comer se lhe abrira o conhecimento e não vai morrer será como deus conhecedor do que foi proibido gêneses cp 3 v 4 a 7 então quando Eva desobedece ao mandamento ela passa a ter conhecimento do que o senhor não queria, mas veja só depois que Adão come do fruto e que a vida eterna e tirada do homem e ele passa a ser mortal satanás esperou a hora certa para atacar trabalho sujo dele então veja isto prova que satanás e lúcifer são dois Personagem diferente.
Para quem acredita que a bíblia fala da destruição do mal esta enganado ele vai ser aprisionado no inicio do milênio reino de cristo aqui na terra apocalipse cp 20 v 2 e 3 e depois solto e depois lançado no lago de fogo criado pra ele mesmo apocalipse cp 20 v 10 esta escrito serão atormentados para todo sempre se fosse destruído não seria para todo sempre a bíblia não conta a origem do satanás como a origem de deus ver salmos 90 v 2, mas vai aos poucos revelando sua historia e atos, e, influencia na criação de deus, mas o senhor tem todo o poder gloria a ele para todo sempre amem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário